FAB resgata marinheiro doente de helicóptero na costa do Recife

 

Na manhã de terça-feira, dia 16, a Força Aérea Brasileira (FAB) conduziu uma operação de resgate marítimo utilizando um helicóptero, a 100 Milhas Náuticas (NM) a leste de Recife (PE), para evacuar um marinheiro ucraniano. O indivíduo, a bordo de uma embarcação, estava sofrendo de fortes dores abdominais, febre e suspeita de apendicite, há três dias.

A missão de evacuação aeromédica foi coordenada pelo SALVAERO em conjunto com o Comando de Operações Aeroespaciais. O Esquadrão Falcão, baseado na Base Aérea de Natal, mobilizou um de seus H-36 Caracal para a operação. Segundo informações da FAB, a unidade já estava posicionada em Recife quando recebeu o chamado de socorro do petroleiro saudita, que seguia da Arábia Saudita para o Golfo dos Estados Unidos, via Ras Tanura.

Ao raiar do sol, a aeronave de resgate decolou em direção à embarcação, onde o paciente foi içado por volta das 6h30 da manhã. Uma equipe médica a bordo da aeronave prestou assistência imediata. O marinheiro, em condição estável, foi entregue à equipe de saúde do Aeroporto Internacional do Recife e posteriormente transferido de ambulância para o Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.


O Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SALVAERO), sob a supervisão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável por coordenar operações de busca e salvamento em sua área de jurisdição. Essas operações são conduzidas com base em dados do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), órgãos de controle de tráfego aéreo e solicitações do público.

O Brasil, em cumprimento a acordos internacionais, presta serviços de tráfego aéreo sobre o Oceano Atlântico, abrangendo uma área de 22 milhões de km². A FAB desempenha um papel fundamental nessas operações, realizando missões de busca e salvamento para localizar, socorrer e resgatar pessoas em perigo, tanto em terra quanto no mar.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem