Filho de gari e estudante de rede pública passa em 8 instituições de ensino superior

 

Anderson Aquiles, um estudante pernambucano de 18 anos, conquistou aprovação em oito instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil no ano de 2024. Originário de uma família humilde, filho de um gari e de uma autônoma, Anderson trilhou seu caminho acadêmico em escolas públicas, ao mesmo tempo em que se destacava em competições de matemática, acumulando medalhas em olimpíadas do ramo.

"Com apoio, a gente consegue ir muito mais longe", comentou Anderson, atribuindo parte de seu sucesso à dedicação e ao suporte que recebeu. Sua jornada educacional teve início na Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco, localizada em São Vicente Férrer, município do Agreste pernambucano onde nasceu.

Segundo o portal G1, Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o colocaram em primeiro lugar no curso de bacharelado em física na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Além disso, Anderson também foi aprovado em outras importantes instituições de ensino superior:

  • Universidade de Pernambuco (UPE), para o curso de licenciatura em matemática;
  • Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, para o curso de bacharelado em matemática;
  • Ilum Escola de Ciência, em Campinas (SP), para o bacharelado em ciências;
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), para engenharia civil;
  • Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP), para engenharia mecânica.

A nova fase representará um desafio para o jovem, que nunca saiu de São Vicente Férrer. "Estou conversando com meus pais sobre a possibilidade de ir para o Impa. É interessante, até porque eu teria a oportunidade de crescer", compartilhou Anderson.

Para os professores do Erem Coronel João Francisco, Anderson sempre se destacou como um aluno excepcional. Seus planos futuros incluem tornar-se cientista e contribuir para a sociedade através de suas pesquisas. "Quero trabalhar com física. Tenho o sonho, desde criança, de fazer graduação, mestrado, doutorado, uma pós, e conseguir uma vaga de pesquisador", afirmou o jovem determinado.


*Com informações do G1

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem