Professores da UFRPE entram em greve

 

Nesta segunda-feira , dia 29, os professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) iniciaram uma greve em adesão à mobilização nacional que busca reivindicar reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, além da revogação de normas aprovadas nos governos anteriores de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

A greve ocorre em um contexto em que os servidores técnico-administrativos da UFRPE e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão em greve desde 11 de março, e os servidores administrativos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) aderiram à paralisação em 3 de abril, juntamente com os professores. No cenário nacional, ao menos 52 universidades e 79 institutos federais estão em greve, conforme levantamento do G1.

A decisão pela greve foi tomada em assembleias da Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe), que lidera o movimento. Na assembleia realizada na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 47 votaram a favor da paralisação, enquanto 6 foram contrários e 2 se abstiveram. Na sede da Aduferpe, no Recife, 141 docentes votaram a favor da greve, 10 foram contra e um se absteve.

Os professores da UFRPE reivindicam um reajuste de 22,71% ao longo de três anos, com parcelas iguais de 7,06% a partir de maio de 2024. Entretanto, o governo federal não aceitou a proposta, alegando que não há previsão de reajuste salarial em 2024 para a categoria.

Diante do impasse nas negociações, a duração da greve é incerta. A UFRPE destacou que a adesão à mobilização é uma decisão individual de cada professor e que, até o momento, não há alterações oficiais no calendário acadêmico da universidade.

O Governo Federal, em nota divulgada em 22 de abril, informou que a última proposta apresentada concede reajuste de no mínimo 23% para as carreiras de técnicos e de docentes, considerando o aumento de 9% dado em 2023. Para os técnicos, foi oferecido um reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025 e outro de 3,5% em maio de 2026. Em relação aos professores, o aumento salarial proposto varia de acordo com o nível da carreira.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem