Cerca de 20% dos jovens de 15 aos 29 anos não trabalham ou estudam

 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22), uma parcela de 19,8% dos jovens brasileiros, entre 15 e 29 anos, não estava envolvida em estudos ou trabalho no ano de 2023. Isso equivale a cerca de 9,6 milhões de pessoas nessa faixa etária.

O estudo revelou que, contrariamente, 15,3% dos jovens estavam empregados e frequentavam algum tipo de estudo, enquanto 39,4% estavam apenas no mercado de trabalho e 25,5% estavam dedicados exclusivamente aos estudos.

Comparando com os anos anteriores, houve uma diminuição nesse percentual, visto que em 2022 era de 20% e em 2019 de 22,4%. Adriana Beringuy, pesquisadora do IBGE, atribui essa redução ao aumento da participação dos jovens no mercado de trabalho nos últimos anos, mais do que necessariamente à educação.

Destaca-se que o índice de jovens que não trabalhavam nem estudavam era ainda mais expressivo na faixa etária de 18 a 24 anos, correspondendo a 24% desse grupo. Por outro lado, entre os jovens de 15 a 17 anos, a grande maioria, 81,2%, estava dedicada exclusivamente aos estudos.

Aos 25 a 29 anos, quase 60% dos jovens estavam concentrados apenas no trabalho. Para Adriana Beringuy, esses dados refletem uma transição dos jovens brasileiros do ambiente educacional para o mercado de trabalho ao longo dos anos.

Em resumo, os dados da Pnad Contínua de 2023 revelam um cenário no qual uma parte significativa dos jovens brasileiros ainda não está envolvida em estudos ou trabalho, embora esse número tenha diminuído ao longo do tempo.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem