Polícia Federal investiga servidores da Receita Federal suspeitos de corrupção em SUAPE

 

Operação conjunta da Polícia Federal em Pernambuco e da Receita Federal foi deflagrada nesta quarta-feira (31) com o objetivo de investigar fraudes tributárias cometidas por um despachante aduaneiro e um servidor da Receita Federal, que atua no Porto de Suape. A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois no Recife e dois no município do Cabo de Santo Agostinho. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 4ª Vara da Justiça Federal do Estado.

As investigações tiveram início em abril de 2020, conforme informou o delegado da PF, Márcio Tenório. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal, Cristiano Paes Leme, o despachante atuava como intermediário entre os fornecedores de produtos e as empresas em Pernambuco.

O objetivo principal da operação foi averiguar se havia falhas nas inspeções de produtos importados ou exportados pelos clientes do despachante, além de identificar a possível participação de outras pessoas e confirmar o modo de operação dos dois investigados. O delegado Márcio Tenório ressaltou que o estilo de vida luxuoso despertou suspeitas por parte das autoridades.

Ambos os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude tributária, facilitação da fraude, corrupção ativa e passiva, bem como associação criminosa. As penas estipuladas para esses delitos podem chegar a 23 anos de reclusão.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem