Plantas "gritam" quando partidas ou não são regadas, diz pesquisa

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, revelou que o mundo das plantas é muito mais barulhento do que se pensava anteriormente. Ao contrário da crença popular, as plantas emitem sons distintos quando submetidas a situações de estresse, como a falta de água, cortes ou ataques de animais.

Tomateiros, pés de tabaco e milho foram utilizados na experiência, na qual a equipe de cientistas implantou sensores nos caules das plantas para gravar os sons que elas emitem. Descobriu-se que esses sons são semelhantes a estalos ou estouros de pipoca.

Embora estudos anteriores já tivessem sugerido que as plantas emitem sons sob estresse fisiológico, esta descoberta é particularmente intrigante. Ela sugere que as plantas são muito mais comunicativas do que se pensava anteriormente e pode ter implicações significativas para a compreensão do mundo natural.

No entanto, os cientistas enfatizam que esses sons não indicam que as plantas possuam uma forma de consciência ou inteligência, mas sim que elas têm maneiras surpreendentes de se comunicar e responder a situações de estresse ambiental.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem