Expresso Cidadão oferece atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista

 

A partir desta terça-feira, dia 02, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, as unidades do Programa Expresso Cidadão, vinculado à Secretaria de Administração do Estado (SAD), passam a disponibilizar salas especialmente preparadas para atender crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades durante o processo de emissão da carteira de identidade.

Esses novos espaços, decorados de forma lúdica, visam não só ampliar o acesso à cidadania, mas também proporcionar um ambiente mais acolhedor para as famílias. As salas especializadas já estão em funcionamento em diversas localidades, incluindo Recife, Olinda, Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Salgueiro.

A iniciativa teve seu pontapé inicial na unidade do Expresso Cidadão Pina, em dezembro de 2023, e desde então tem se expandido para outras unidades, como a do Petrolina, que aderiu ao serviço em 26 de março deste ano.

Ana Maraíza, secretária de Administração, ressaltou o esforço em estender esses espaços por todo o estado, enfatizando o papel essencial dessas ações para facilitar o acesso à cidadania.

Por sua vez, Renata Andrade, superintendente do Programa Expresso Cidadão, destacou a importância da conscientização da sociedade, evidenciada pela pesquisa junto a especialistas e famílias para a criação das salas especializadas.

O acolhimento é uma prioridade em cada etapa do atendimento, com medidas como abafadores de ruído para crianças com sensibilidade auditiva e crachás com a simbologia do TEA para identificação e suporte adequado.

No ambiente especializado, as crianças contam com brinquedos, livros e decoração própria, minimizando estímulos visuais externos e proporcionando um espaço acolhedor. Os atendentes também recebem treinamento para oferecer um suporte adequado.

Para garantir transparência e previsibilidade nos procedimentos, foi elaborada a Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado, disponível na recepção das unidades do Expresso Cidadão e online.

Para usufruir do serviço, basta agendar pelo portal ( www.pecidadao.pe.gov.br ) e sinalizar na recepção no dia marcado. Não é necessário apresentar laudo, mas caso deseje inserir essa informação na identidade, o documento é obrigatório.

Essa iniciativa representa um avanço significativo na promoção da inclusão e no respeito à diversidade, garantindo o acesso pleno à cidadania para todas as pessoas.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem