Vinagre de maçã causa perda de peso, diz pesquisa

 

Um estudo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health revela que consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã logo pela manhã pode levar à perda de peso em semanas. Realizado por pesquisadores da Universidade do Espírito Santo de Kaslik, no Líbano, o estudo sugere que a cidra de maçã tem efeitos benéficos para melhorar parâmetros metabólicos relacionados à obesidade.

A pesquisa, envolvendo 120 jovens com idade média de 17 anos e índice de massa corporal (IMC) entre 27 e 34, classificados com sobrepeso e obesidade, dividiu os participantes em quatro grupos. Cada grupo recebeu doses diárias de 5ml, 10ml ou 15ml de vinagre de maçã, ou um placebo, misturados em 250ml de água pela manhã ao longo de 12 semanas.

Os participantes também registraram sua alimentação diária e rotinas de atividades físicas. Aqueles que consumiram vinagre de maçã perderam, em média, entre 6 e 9 quilos em três meses e reduziram o IMC de 2,7 a 3 pontos. Os melhores resultados foram observados entre aqueles que receberam doses maiores do ingrediente.

No grupo que consumiu 15ml de vinagre de maçã, o peso médio passou de 77 kg para pouco mais de 70 kg. Para o grupo de 10ml, o peso foi de 79 kg para 72 kg, e para o grupo de 5ml, de 79 para 74kg. O grupo que recebeu o placebo teve uma queda média de apenas 0,3 kg após as 12 semanas.

Exames de sangue também mostraram melhorias nas taxas de açúcar e colesterol entre os participantes.

O principal autor do estudo, Rony Abou-Khalil, destacou que os resultados sugerem que o vinagre de maçã pode ter benefícios na melhoria dos parâmetros metabólicos relacionados à obesidade e distúrbios metabólicos em indivíduos obesos.

Entretanto, os pesquisadores reconhecem que o número limitado de participantes e semanas do experimento não foram suficientes para avaliar possíveis efeitos colaterais do consumo do ingrediente a longo prazo. Pesquisadores independentes alertam que, embora os resultados sejam promissores, o vinagre de maçã não deve ser considerado uma solução definitiva para a obesidade.

A doutora Daisy Coyle, do Instituto George para Saúde Global, ressalta que, embora o vinagre de maçã possa trazer benefícios à saúde a curto prazo, especialmente para indivíduos jovens e com excesso de peso, não deve ser visto como uma solução única para o problema da obesidade.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem