Protesto contra longa fila do CadÚnico bloqueia Av. Cruz Cabugá, Recife

 



Um protesto causou a interdição de uma parte da Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife, na manhã desta terça-feira (30). Os manifestantes utilizaram pneus em chamas para bloquear ambos os sentidos da via, sendo a pista liberada por volta das 8h30, após a intervenção dos bombeiros.

A motivação do protesto está relacionada a problemas no atendimento do posto do Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com relatos no local, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) não forneceu orientações sobre os procedimentos a serem adotados pelos cidadãos.

Os motoristas que trafegavam pelo trecho precisaram seguir desvios organizados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) nos sentidos Centro e subúrbio.

Em nota, a Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife esclareceu que o sistema do CadÚnico, gerenciado pelo Governo Federal, passou por manutenção programada nas últimas sexta e segunda-feiras, com aviso prévio aos usuários. No entanto, nesta terça-feira (30), houve uma intercorrência na internet da Central de Cadastro Único em Santo Amaro. A nota ressalta que o atendimento nos CRAS está normal, e a população pode buscar outras unidades para realizar o cadastro no sistema nacional e atualizar as informações.

Durante o protesto, os manifestantes queimaram pneus, pedaços de madeira e bloquearam ambos os sentidos da Avenida Cruz Cabugá, em razão da insatisfação com a falta de atendimento na Central do Cadastro Único. Muitos presentes são inscritos no CadÚnico e tiveram o benefício do Bolsa Família suspenso, buscando regularizar a situação no local.

Edjane chegou às oito da noite desta segunda-feira, sem obter êxito, enquanto seu Luiz foi um dos primeiros a chegar, também na noite anterior. O trânsito na Avenida Cruz Cabugá ficou complicado, com a necessidade de alteração no trajeto dos veículos pela CTTU. Dentre as pessoas na fila, havia muitos idosos e crianças, a maioria delas sem ter tomado café da manhã.

A Secretaria Executiva de Assistência Social do Recife informou que o sistema do CadÚnico passou por manutenção programada na última sexta-feira e nesta segunda-feira. Contudo, nesta terça-feira, quando era prevista a retomada, ocorreu um problema no serviço de internet local. A normalização do atendimento está prevista para quarta-feira, conforme a nota. Os cadastrados são orientados a procurar as unidades do CRAS nos bairros para resolver as pendências. Entretanto, as pessoas na fila expressaram descontentamento. Cerca de uma hora e 20 minutos após o início do protesto, os bombeiros controlaram as chamas, e o trânsito foi liberado.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem