"Cometa do Diabo" chegará perto da Terra em junho

 

Descoberto em 1812, o cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como "Cometa do Diabo", está previsto para se aproximar consideravelmente da órbita terrestre em junho deste ano. Com um diâmetro estimado em cerca de 29 quilômetros, aproximadamente três vezes maior que o Monte Everest, esse astro será visível no céu em 21 de abril, data marcada pelo periélio, o ponto de sua órbita mais próximo do Sol.

Apesar do periélio ocorrer nessa data, o "Cometa do Diabo" atingirá uma proximidade ainda maior do nosso planeta, situando-se a aproximadamente 232 milhões de quilômetros de distância. Os cientistas afirmam que essa distância é segura para os habitantes da Terra.

Caracterizado pelos especialistas como um "vulcão frio", o cometa emite constantemente gelo e gás, os quais originam a sua cauda distintiva em formato de chifres, responsável pelo apelido do astro. Ele viaja em direção ao Sol a uma velocidade de 20 km por segundo e, ao se aproximar mais, poderá atingir incríveis 160 mil km/h.

Em razão das explosões provenientes da rocha espacial, há a possibilidade de observar o cometa sem a necessidade de um telescópio, devido à intensidade de sua luminosidade. A próxima passagem do "Cometa do Diabo" pelas proximidades da Terra está prevista somente para o ano de 2095.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem