Explosão solar causa problemas nas comunicações de rádio em aviões

 

Uma explosão solar ocorrida recentemente causou perturbações significativas nas comunicações de rádio envolvendo a aviação, conforme alerta da Agência Espacial Americana (NASA). O fenômeno liberou uma considerável quantidade de energia de radiação, marcando-se como a maior explosão desse tipo desde 10 de setembro de 2017.

A NASA divulgou a informação na quinta-feira (14/12), destacando que o evento desencadeou blecautes de rádio em alta frequência aqui na Terra, de acordo com dados do Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC).

Este acontecimento está relacionado ao atual Ciclo Solar pelo qual o Sol atravessa, um período amplamente estudado pelos cientistas. Prevê-se que em 2024 uma tempestade solar possa acarretar sérios problemas no planeta, incluindo interrupções na internet e nos sistemas de comunicação.

O SWPC classificou a explosão divulgada nesta quinta-feira como "um dos maiores eventos de radiação solar já registrados", ressaltando a sua significativa magnitude e impacto nos sistemas de comunicação terrestres.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem