APAC eleva alerta para risco de chuvas fortes em Pernambuco

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso nesta quarta-feira (20) indicando a possibilidade de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado, devido à conjunção do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) com um pulso da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Prevê-se a ocorrência de chuvas com intensidade moderada a forte em todo o território.

De acordo com a Apac, a maior concentração de chuvas deve iniciar à tarde no Sertão e Agreste, enquanto no Litoral e Zona da Mata é esperada a partir da noite. A agência ressalta que o sistema VCAN é dinâmico e desloca-se rapidamente, recomendando atenção às atualizações da previsão.

O órgão elevou o nível de alerta para chuvas em todas as regiões do Estado, situando-o no patamar laranja, segundo em uma escala que vai do amarelo ao vermelho. Este alerta permanecerá em vigor, pelo menos, até 18h de quinta-feira (21). São esperadas chuvas de moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste, Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco.

A Apac esclarece que alertas de nível laranja indicam um potencial médio a alto de chuvas com intensidade moderada a forte, podendo ultrapassar os 50 mm no período. O aviso foi ampliado pela agência após diversos pontos da Região Metropolitana registrarem alagamentos na terça-feira (19), quando o alerta anterior, de nível amarelo, estava em vigor.




Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem