Abertura de interligação causou apagão em Pernambuco

 

Um apagão que afetou Pernambuco e pelo menos outros 24 estados brasileiros foi atribuído à abertura da interligação elétrica entre as regiões Norte e Sudeste, conforme divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As causas desse incidente estão em processo de investigação. O único estado que não foi atingido pelo blecaute foi Roraima, que é desconectado do sistema nacional.

A interrupção na operação da rede elétrica alcançou cerca de 16 mil megawatts (MW) nos estados do Norte e Nordeste, de acordo com informações fornecidas pelo ONS. A abertura da interligação ocorreu precisamente às 8h31. Em um intervalo de apenas nove minutos, a rede elétrica atingiu um mínimo de 54.383,7 MW, conforme dados fornecidos pelo operador.

O ONS informou que a recomposição da rede elétrica já foi iniciada em todas as regiões afetadas. Até as 9h16, aproximadamente 6 mil MW já haviam sido restaurados.

Moradores de diversos estados, incluindo Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraíba e Distrito Federal, relataram problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica.

Na cidade de Salvador, na Bahia, a falta de luz chegou a provocar a evacuação do metrô. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), a situação ocorreu fora do sistema de distribuição regular e possivelmente impactou todos os estados do Nordeste.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem