Preço do ovo de galinha sobe mais de 20% em 12 meses

 

O preço do ovo de galinha registrou sua maior alta em uma década no Brasil, com um aumento superior a 20% nos últimos 12 meses. Esse expressivo crescimento representa sete vezes mais que a taxa de inflação oficial do país, que atualmente está em torno de 3%.

Conhecido por ser uma opção coringa no cardápio dos brasileiros devido à sua versatilidade, o ovo tem se tornado uma escolha mais onerosa para os consumidores devido ao impacto do aumento.

De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço médio do ovo de galinha subiu cerca de 23% em apenas um ano. Em contrapartida, outros itens como carnes e frango apresentaram reduções significativas, registrando quedas de aproximadamente 6,73% e 3,94%, respectivamente.

O presidente de uma cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, explicou que os produtores optaram por reduzir a produção de ovos devido ao aumento do custo da ração. Além disso, vale destacar que o crescimento das exportações foi impulsionado por casos de gripe aviária em alguns países.

Diante desse cenário, os consumidores brasileiros estão enfrentando um desafio para equilibrar suas despesas diárias e adaptar seus hábitos alimentares em meio às variações de preços dos produtos básicos.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem