Idoso morre com superfungo no corpo em hospital de Olinda

 

Triste notícia no Hospital do Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Um idoso de 77 anos faleceu na terça-feira (18) com colonização pelo superfungo Candida auris. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) esclarece que a morte não foi relacionada ao fungo.

Essa foi a terceira morte registrada no estado de pessoas colonizadas pelo Candida auris neste ano. A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (19) pela SES-PE. O paciente estava inicialmente internado com infecção recorrente no trato urinário, em uma enfermaria masculina. Porém, infelizmente, seu quadro se agravou ao longo do período de internamento, resultando no óbito, apesar dos esforços da equipe multidisciplinar do HTRI.

É importante ressaltar que Pernambuco, até o momento, não tem registro de mortes causadas diretamente pelo Candida auris. Esta foi a segunda morte de um paciente colonizado pelo Candida auris no Hospital do Tricentenário. A anterior aconteceu em 5 de julho, e a vítima foi um homem de 69 anos que deu entrada na unidade com uma infecção urinária. Segundo a secretaria, ele faleceu em decorrência de comorbidades pré-existentes.

Além das duas mortes no Tricentenário, outro paciente de 63 anos veio a óbito após ter sido diagnosticado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Até o momento, o estado de Pernambuco notificou 11 casos do superfungo. As autoridades de saúde estão atentas ao cenário, tomando as medidas necessárias para conter a disseminação do Candida auris e garantir a segurança dos pacientes.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem