Fiscalização nas estradas é reforçada no São João de Pernambuco

 

A partir desta quinta-feira, dia 22, até o próximo domingo, dia 25, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à Operação São João 2023, com o objetivo de intensificar a fiscalização e coibir condutas que representam riscos à segurança dos viajantes durante esse período festivo. Além disso, a iniciativa busca conscientizar tanto os motoristas quanto os passageiros sobre a importância de cada um na construção de um trânsito mais seguro e humanizado.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estima-se um aumento de 30% no fluxo de veículos na BR 232, o que equivale a aproximadamente 90 mil veículos circulando diariamente pela rodovia. Nesse contexto, cidades como Gravatá, Bezerros e Caruaru, no Agreste, assim como Arcoverde e Petrolina, no Sertão, serão os destinos mais procurados pelos viajantes durante esse período festivo.

Em comemoração aos 15 anos da Lei Seca, que ocorreu na última segunda-feira (19), as blitzes para combater a embriaguez ao volante serão intensificadas durante a operação. Além da verificação de documentação e equipamentos obrigatórios, a PRF convidará os condutores a realizarem o teste com o etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.

É importante ressaltar que aqueles que se recusarem a realizar o teste serão autuados com uma multa no valor de R$2.934,70 e terão sete pontos adicionados em suas carteiras de habilitação, além de estarem sujeitos à suspensão do direito de dirigir por um período de 12 meses. Caso o índice aferido pelo aparelho seja superior a 0,33mg/l ou se o condutor apresentar sinais de embriaguez, ele será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e poderá responder por crime de trânsito.

Com o intuito de reforçar essas diretrizes, a PRF também ampliará as ações educativas que visam orientar os condutores sobre comportamentos que reduzem a gravidade das colisões. A utilização do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, o correto uso dos dispositivos de retenção para crianças, bem como o uso adequado do capacete pelos condutores e passageiros de motocicletas, são medidas que contribuem para a redução de lesões graves e para a preservação de vidas no trânsito.

Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem