Rothenburg Ob Der Tauber

Mais uma cidade da Rota Romântica alemã





O nome, Rothenburg Ob Der Tauber significa Fortaleza Vermelha acima do Rio Tauber. Da fortaleza, se olharmos para baixo vemos o rio Tauber . O próprio guia de turismo do governo alemão diz que em nenhum outro lugar a Idade Média foi tão bem conservada.  O lugar já era ocupado desde o ano 970, mas foi em 1192 que o Rei Conrado Terceiro adquiriu a área e ele mandou construir a cidade no ponto mais alto.


A cidade tem muitas lendas, que ninguém tem a certeza de que nasceram de fatos reais. Originalmente católica, a partir do século dezesseis adotou o luteranismo, ou seja, a religião protestante. Por isso enfrentou batalhas durante a guerra dos 30 anos.
A lenda mais conhecida é a seguinte: na Guerra dos Trinta Anos, a cidade foi tomada pelo general católico Tilly, em 1631. No apuro, os conselheiros da cidade ofereceram a ele vinho em uma caneca que continha mais de três litros. Abrandado pelo gesto, Tilly, que, na verdade, pretendia mandar incendiar a cidade, ordenou que, se alguém conseguisse tomar o copo de uma só vez, ele pouparia a cidade. O prefeito apresentou-se e, para surpresa de todos, conseguiu esvaziar o copo de um só gole. Tilly ficou impressionado, e deixou a cidade intacta. A lenda é  motivo para realizar todos os anos a festa "Der Meistertrunk" (o gole de mestre).
Nas ruas de Rothenburg Ob Der Tauber Walth Disney teria se inspirado para a produção de Pinóquio. Aliás, esta região da Alemanha também é famosa por seu artesanato em madeira.


Um dos pontos turísticos mais visitados é a MarktPlatz que tem a Câmara de Vereadores com uma de suas faces no estilo Barroco e a parte de trás é Gótica. A igreja traz em uma janela acima a representação do "Grande Gole" do prefeito. 





No vídeo você pode assistir o trajeto de carro até Rothemburg Ob Der Tauber e outras imagens da cidade.





Outra lenda bem interessante surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi bastante bombardeada, mas a parte histórica estaria sob forte neblina, fazendo com que os bombardeiros não a vissem. Sorte ou apenas uma lenda para justificar o patrimônio de Rothenburg, a verdade é que a cidade teve grande parte de sua arquitetura conservada.




 A cidade também tem um museu da tortura. Não tive tempo de visitar, mas outra lenda chama a atenção e esta envolve o direito do consumidor. Conta-se que surgiram várias padarias e logo começaram reclamações sobre o tamanho dos pães. O governo instituiu uma medida para o pão. O padeiro que apresentava um pão menor era torturado em uma gaiola de ferro que era imersa no rio Tauber.


Suas igrejas, as portas das muralhas medievais e até um museu dedicado ao Natal e tudo muito conservado. A cidade faz parte do Roteiro Romântico alemão e  vale a pena visitar.


Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem