Fazendo fogo na selva

Não é fácil como nos filmes


Em muitos filmes sobre selva vez ou outra aparece um esperto que de uma forma bem simples faz fogo para passar a noite na mata. Longe da realidade dos filmes não é tão fácil assim. E uma das lições no nosso curso de sobrevivência foi aprender a fazer fogo usando os recursos que se tem em mãos. Sinceramente já vi maneiras mais simples em outras viagens. Mas na Amazônia acredito que tudo fica mais difícil por causa da umidade relativa do ar em média de 80 % .
Das várias maneiras que nos foram ensinadas vou apresentar em vídeo uma delas, onde hipoteticamente alguém saiu para caçar um porco do mato e se perdeu, anoiteceu e ele tem de esperar o amanhecer para se guiar pelo sol nascente e sair da selva. A pessoa teria um cartucho da espingarda para potencializar a produção das primeiras chamas. Assista no vídeo.



É, eu já vi formas mais fáceis de se fazer fogo, mas certamente a dificuldade na Amazônia ocorre por causa da umidade do ar.
Em uma apresentação aborígene na Austrália, os nativos empregando praticamente a mesma técnica, mas o uso da pólvora, conseguiram rapidamente fazer fogo. Você pode conferir no vídeo.


Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem