A paciência chinesa

Os bordados com fios de seda

Muito se fala sobre a paciência chinesa. Acredito que o fato da história da China se confundir com a própria história da humanidade com suas grandes construções milenares tem haver com essa impressão. Mas isso pode ser notado também no cidadão, no seu modo de vida e trabalho.
Visitei uma Fábrica de Bordados em seda na China onde a ideia de paciência chinesa chama muito mais a atenção. 
Se você durante dois anos acordasse e fosse trabalhar todo dia para  bordar nesse tempo uma única peça? Conseguiria?
Esse bordado abaixo foi feito em aproximadamente dois anos.
Bordado em dupla face. Dois anos para fazer e o preço: 15 mil dólares.
O bordado é feito em seda, com fios de seda e no processo a bordadeira consegue dividir um único fio em quase 40. Ficando u trabalho minucioso. E um detalhe, no bordado não existe um único nó.



Bordadeira trabalhando em uma peça que ficará pronta em um ano e meio.
Existe um provérbio chinês que diz assim: um momento de paciência pode evitar um grande desastre, mas um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida. E há trabalhos na Fábrica de Bordados que duraram vários anos e o preço nem é divulgado. Como a réplica da Monalisa que imita toda técnica usada por Da Vinci . Mesmo chegando bem perto nos dá a impressão de uma pintura, mas é um bordado.




Para fotografar e filmar algumas peças recebemos uma autorização especial da diretoria da fábrica.
No vídeo você poderá conferir outras peças, preços e curiosidades dessa arte milenar chinesa de bordar em fios de seda.



Essa Fábrica de Bordados é uma empresa estatal. Acredito que seria muito difícil para a iniciativa privada, que não tem toda essa paciência, manter um projeto desses que preserva toda cultura milenar da China. Pagar salários a bordadeiras para uma peça que somente será vendida depois de um ano e meio, dois anos não combina com a visão capitalista, principalmente do ocidente.

A paciência chinesa A paciência chinesa Reviewed by Joslei Cardinot on 09:15 Rating: 5

Recent Posts