De Helsink à Suomenlinna

Quando visitei a Finlândia tinha vindo da Rússia. Na minha cabeça ainda estava a corrupção, o povo sendo enganado e outros problemas de um país que saiu do comunismo para o capitalismo, mas continuava com os mesmos vícios de uma sociedade onde o Estado quer tomar conta de tudo. Aliás, essa ideia me lembra muito o Brasil. Apesar de nosso país ser capitalista, o Estado intervém em tanta coisa, que só faz alimentar a corrupção. A meritocracia fica de lado. Entra a filosofia "QI", do quem indica, e acredito essa Lava Jato pode e deve mudar muita coisa, principalmente a maneira de governar.
Na Rússia vi uma cidade que estava sendo construída parar por causa da corrupção. Quando chego na Finlândia o inverso. As belezas naturais me chamaram a atenção, mas os hábitos baseados na confiança no cidadão realmente me impressionaram.
Neste passeio de barco ninguém te cobra o bilhete pelo transporte, mas todo mundo paga. Em muitas lojas, principalmente padarias, vi o sistema da pessoa se servir e pagar em seguida, sem qualquer cobrança. Educação que gera honestidade.


Postar um comentário

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.

Postagem Anterior Próxima Postagem